PT
BR
Pesquisar
Definições



clube

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
clubeclube
( clu·be

clu·be

)


nome masculino

1. Sociedade desportiva, recreativa ou cultural, ou de outra natureza.

2. Associação de pessoas para um fim comum ou com um interesse partilhado.

3. Associação política.


clube de fãs

Grupo organizado de admiradores ou apoiantes de uma figura célebre, geralmente da área do espectáculo ou do desporto. = FÃ-CLUBE

[Por extensão] [Por extensão] Qualquer grupo de admiradores de algo ou de alguém. = FÃ-CLUBE

clube nocturno

Estabelecimento de espectáculo ou de diversão aberto toda a noite.

etimologiaOrigem etimológica: inglês club, bastão, associação.
clubeclube

Auxiliares de tradução

Traduzir "clube" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Deve-se escrever colete em seda vermelha ou colete em seda vermelho?
As duas possibilidades estão correctas; na primeira o adjectivo vermelho qualifica e concorda com o substantivo feminino seda, enquanto na segunda qualifica e concorda com o substantivo masculino colete.



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.