Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

claque

claqueclaque | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cla·que cla·que


(francês claque)
nome feminino

1. Grupo de indivíduos encarregados de aplaudirem uma equipa, uma peça, um actor, um artista de circo, etc.

2. [Portugal]   [Portugal]  Grupo de adeptos que apoia ou acompanha alguém. (Equivalente no português do Brasil: torcida.)

3. Chapéu alto com molas para que possa voltar à posição normal depois de ser achatado. = CHAPÉU DE MOLAS, CHAPÉU DE PASTA

4. Cabala.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "claque" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Tudo o que os “meus” digam é imediatamente consolidado com aderência instantânea da claque ..

Em A Infelicidade ao Alcance de Todos

Noutro vídeo, um elemento da claque do Iraklis, jovem na altura, admitiu que não queria que os jogos acabassem, nunca

Em O INDEFECTÍVEL

...é voltar a ter adeptos no estádio e está aqui representado pelo líder da claque do FC Porto, porque são uma mais-valia para a equipa..

Em Fora-de-jogo

Dizer que foi autorizada a realização de uma manifestação a uma claque de futebol e que isso não poderia ser impedido por ser um direito constitucional,...

Em O JUMENTO

A falta que nos faz ter uma claque oficial que ameaça árbitros e respectivas famílias e que assim garante arbitragens favoráveis por...

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.




Se ilibarem não existe, qual é o eventual sinónimo? Auto-justificação ou autojustificação?
A flexão ilibarem está correcta e corresponde à 3ª pessoa do plural do futuro do conjuntivo e à 3ª pessoa do plural do infinitivo flexionado do verbo ilibar. O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa reconhece formas verbais, apresentando a forma no infinitivo com a respectiva definição.
O prefixo auto- é apenas seguido de hífen quando o elemento posterior se inicial com vogal, h, r ou s, pelo que deverá escrever autojustificação. Sobre este assunto, pode consultar outra dúvida já respondida sobre o mesmo assunto em autopercepção.

pub

Palavra do dia

al·ma·ço al·ma·ço


(português antigo a lo maço)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

Diz-se de ou espécie de papel grosso.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/claque [consultado em 26-07-2021]