Significado de ciganeia-vo-lo

    A forma ciganeia-vo-lopode ser [segunda pessoa singular do imperativo de ciganearciganear] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de ciganearciganear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    ciganearciganear
    ( ci·ga·ne·ar

    ci·ga·ne·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Viver ou comportar-se como cigano.

    2. Levar vida errante. = VAGUEAR

    3. [Ofensivo(*)] [Ofensivo(*)] Enganar alguém com astúcia. = INTRUJAR, TRAPACEAR

    = SinónimoSinônimo geral: CIGANAR

    etimologiaOrigem:cigano + -ear.

    Secção de palavras relacionadas

    icone(*) Aviso: uso baseado em preconceito, geralmente com intenção de humilhar, ofender ou desprezar.

    Esta palavra no dicionário

    ciganar | v. intr.

    Viver ou comportar-se como cigano....


    ciganear | v. intr.

    Viver ou comportar-se como cigano....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "ciganeia-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Tenho uma dúvida com uma forma verbal: mante-lo-à (inserido numa frase do tipo este jogo mante-lo-à entretido durante séculos). É apenas com um acento no A e é um acento grave, certo? Agradecia imenso se me enviassem a forma correcta de escrever esta forma verbal e já agora, que regra é que se aplica na formulação e conjugação destes tempos verbais menos usuais.