Significado de ciciar-vo-lo

    A forma ciciar-vo-lopode ser [infinitivo de ciciarciciar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de ciciarciciar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de ciciarciciar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de ciciarciciar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de ciciarciciar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    ciciarciciar
    ( ci·ci·ar

    ci·ci·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Pronunciar com cicio.

    2. Ser cicioso.

    3. Rumorejar levemente (como a aragem na rama das árvores).

    verbo transitivo

    4. Segredar, dizer baixinho.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    ciciante | adj. 2 g.

    Que cicia ou murmura....


    cicio | n. m.

    Som das folhas ou ramas movidas pela aragem....


    rumorejo | n. m.

    Ruído confuso não muito forte....


    bichanar | v. intr. | v. tr.

    Falar em voz baixa, ciciando as palavras....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "ciciar-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A palavra stress pode ser utilizada em português?


      Estou com algumas dúvidas em relação à Língua Portuguesa:
      1) É correto utilizar nos textos o sinal de pontuação ?! ou ?! ? Já vi em alguns textos, mas não sei se é correta essa utilização. Costumo às vezes utilizar, mas até hoje não sei se é correto ou não.
      2) Não entendo muito bem a utilização do travessão em alguns casos. Exemplo (temos um diálogo que vem seguido da fala do narrador, e em seguida o personagem retoma a fala como no exemplo abaixo): - José venha aqui. - falou Pedro (finaliza a fala do personagem) -Vou te prender. (E este travessão?) O que vocês podem me informar sobre essa utilização de pontuação? (Travessão). Li a respeito que o segundo travessão apresentado estaria finalizando a fala do personagem, mas ao mesmo tempo como assim finalizando, se logo em seguida existe outro travessão? Não consigo compreender.