PT
BR
Pesquisar
Definições



ceifaríamos

A forma ceifaríamosé [primeira pessoa plural do condicional de ceifarceifar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ceifarceifar
( cei·far

cei·far

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Cortar as searas com gadanha ou foice.

2. [Figurado] [Figurado] Cortar rente.


verbo intransitivo

3. Deitar (o cavalo ao andar) as mãos para fora.

ceifaríamosceifaríamos

Auxiliares de tradução

Traduzir "ceifaríamos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Como grafar "marcha ré": marcha a ré, marcha-ré, marcha ré, marcha-a-ré?
A grafia correcta é sem hífen: marcha à ré (na norma europeia) e marcha a ré (na norma brasileira). A diferença ortográfica entre as duas normas do português deve-se ao facto de, na norma portuguesa, a locução incluir o artigo definido a, o que provoca a crase com a preposição a: marcha à. Na norma brasileira a locução não inclui o artigo definido, pelo que não há crase: marcha a.