Significado de cativara-se-ma

    A forma cativara-se-mapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de cativarcativar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de cativarcativar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cativarcativar
    ( ca·ti·var

    ca·ti·var

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Tornar ou ficar cativo; tirar ou perder a liberdade; reduzir ou ficar reduzido a cativeiro. = APRISIONAR, CAPTURAR, PRENDER, SUBJUGAR, SUJEITARLIBERAR, LIBERTAR, SOLTAR

    2. Conseguir ou dirigir a atenção, o interesse, a estima ou o amor. = ATRAIR, CONQUISTAR, ENCANTAR, SEDUZIRAFASTAR, REPELIR, REPULSAR

    verbo transitivo

    3. Reduzir à obediência; limitar ou inibir a vontade de. = DOMINAR, SUBJUGAR, SUJEITAR

    4. Guardar ou manter em seu poder (ex.: cativar memórias felizes). = CONSERVAR, RETER

    5. [Pouco usado] [Pouco usado] Hipotecar.

    6. [Portugal] [Portugal] [Finanças] [Finanças] Não atribuir verbas ou montantes previstos para despesas (ex.: o Governo vai cativar despesa no valor de vários milhões de euros).

    etimologiaOrigem:latim captivo, -are, fazer cativo.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "cativara-se-ma" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    cachicha | interj.

    Expressão designativa de asco ou nojo....


    catixa | interj.

    Expressão designativa de asco ou nojo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "cativara-se-ma" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber qual o plural do nome Saúl.


      Como se escreve: achegã ou achigã? Venho colocar esta questão que surgiu durante um trabalho que estou a efectuar sobre peixes. Quando escrevo achegã a palavra é considerada como erro e uma das sugestões para a correcção é achigã. Fui confirmar no vosso dicionário on-line e de facto este considera achigã como a palavra que caracteriza a peixe a que me refiro. No entanto, nos livros científicos que consultei o nome desta espécie surge com e e não com i.