PT
BR
Pesquisar
Definições



carúncula

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
carúnculacarúncula
( ca·rún·cu·la

ca·rún·cu·la

)
Imagem

ZoologiaZoologia

Saliência carnuda, geralmente de cor viva, que certos animais possuem na cabeça (ex.: o peru tem uma carúncula protuberante e colorida na fronte).


nome feminino

1. [Anatomia] [Anatomia] Pequena excrescência carnosa, geralmente avermelhada (ex.: carúncula duodenal).

2. [Zoologia] [Zoologia] Saliência carnuda, geralmente de cor viva, que certos animais possuem na cabeça (ex.: o peru tem uma carúncula protuberante e colorida na fronte).Imagem

3. [Botânica] [Botânica] Excrescência que algumas sementes têm junto do hilo (ex.: o fruto é capsular, apresentando sementes com carúncula).


carúncula lacrimal

[Anatomia] [Anatomia]  A que se situa no canto interno do olho.

carúncula mirtiforme

[Anatomia] [Anatomia]  Saliência carnuda que se forma ao redor do orifício vaginal após o rompimento do hímen.

etimologiaOrigem etimológica:latim caruncula, -ae, pequeno pedaço de carne.


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.