PT
BR
Pesquisar
Definições



carrilhões

A forma carrilhõesé [masculino plural de carrilhãocarrilhão].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
carrilhãocarrilhão
( car·ri·lhão

car·ri·lhão

)
Imagem

MúsicaMúsica

Peça em que se enrola a extremidade superior das cordas de um instrumento para as retesar (ex.: carrilhões para guitarra acústica). [Mais usado no plural.]


nome masculino

1. [Música] [Música] Conjunto de sinos com que se tocam peças de música.

2. [Música] [Música] Instrumento de percussão de orquestra, constituído por tubos de metal de diferentes tamanhos, percutidos geralmente com baquetas ou martelos.

3. [Música] [Música] Registo de órgão.

4. [Música] [Música] Peça em que se enrola a extremidade superior das cordas de um instrumento para as retesar (ex.: carrilhões para guitarra acústica). [Mais usado no plural.]Imagem = CRAVELHA, TARRAXA

5. [Física] [Física] Instrumento de física que repica sob o impulso da electricidade.

6. Relógio de parede que marca as horas com sons de percussão musical.

etimologiaOrigem etimológica:francês carrillon.

Auxiliares de tradução

Traduzir "carrilhões" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber como se deve pronunciar a palavra item: "item" ou "aitem" como tantas vezes se ouve?
O substantivo português item tem origem no advérbio latino item, com o significado "da mesma forma" ou "também" e é usado em enumerações ou listas. Em português, esta palavra pode significar "artigo" ou "uma das partes de algo". Relativamente à pronúncia da parte final da palavra, parece haver alguma oscilação entre uma pronúncia alatinada ['it3m] (em que se lê a consoante m, como em estrangeirismos como modem) e uma pronúncia de acordo com as regras gerais da terminação -em ['itãj] (em que -em se lê como uma vogal nasal, à semelhança de em ou nuvem).

Não há, no entanto, nenhum motivo para pronunciar o i inicial como [ai], pois isso não corresponde à pronúncia desta vogal em português; a pronúncia [ai]tem corresponde a uma influência da pronúncia do inglês (como em iceberg ou em ice tea), que não se justifica neste caso.

Os argumentos acima expostos podem aplicar-se a outros latinismos como idem ou ibidem.




Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: na palavra quatro existe trema?
O Acordo Ortográfico de 1990 suprimiu o trema em palavras portuguesas ou aportuguesadas, conservando-se apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros.

O uso do trema no português do Brasil estava regulamentado pelo Formulário Ortográfico de 1943, que era o texto em vigor para a ortografia brasileira. Neste texto explicita-se que “Emprega-se o trema no u que se pronuncia depois de g ou q e seguido de e ou i: agüentar, argüição, eloqüente, tranqüilo, etc.”. Por este motivo, nunca se poderia empregar correctamente o trema antes de outra vogal como a ou o, mesmo porque nestes casos (ex.: quatro, quociente), o u é sempre lido e não havia necessidade de distinguir a pronúncia com um sinal diacrítico.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas ortográficas utilizando o corrector ortográfico para o português do Brasil que poderá testar em FLiP On-line, seleccionando a opção correspondente à bandeira brasileira.