PT
BR
Pesquisar
Definições



carniças

A forma carniçasé [feminino plural de carniçacarniça].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
carniçacarniça
( car·ni·ça

car·ni·ça

)


nome feminino

1. Carne de animais mortos.

2. [Figurado] [Figurado] Carnificina, matança.

3. Pião que fica exposto aos piões dos jogadores.

4. [Figurado] [Figurado] Alvo de motejos.

5. [Brasil] [Brasil] Despojos de um animal apodrecido.

6. [Brasil] [Brasil] [Jogos] [Jogos] O mesmo que eixo.

etimologiaOrigem etimológica:latim *carnitia, de caro, carnis, carne.

carniçascarniças

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).




Qual a forma correcta de colocar a frase: informamos que o seu cheque nos foi devolvido ou informamos que o seu cheque foi-nos devolvido.
Das construções frásicas que refere, a mais correcta é a que usa a próclise, isto é, a que apresenta o clítico antes da flexão do verbo ser (informamos que o seu cheque nos foi devolvido), visto que existe nesta frase uma conjunção subordinativa completiva (a conjunção que), responsável pela atracção do clítico para antes da locução verbal.