PT
BR
Pesquisar
Definições



cara-suja-do-pantanal

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cara-suja-do-pantanalcara-suja-do-pantanal
( ca·ra·-su·ja·-do·-pan·ta·nal

ca·ra·-su·ja·-do·-pan·ta·nal

)
Imagem

OrnitologiaOrnitologia

Ave (Pyrrhura molinae) da família dos psitacídeos, de plumagem verde no dorso, amarela e vermelha no ventre e cauda vermelha, com a cabeça acinzentada e um anel branco à volta dos olhos, encontrada na América do Sul.


nome feminino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Pyrrhura molinae) da família dos psitacídeos, de plumagem verde no dorso, amarela e vermelha no ventre e cauda vermelha, com a cabeça acinzentada e um anel branco à volta dos olhos, encontrada na América do Sul.Imagem = PERIQUITÃO-DE-FACES-VERDES, TIRIBA-VERDE

etimologiaOrigem etimológica: cara-suja + do + Pantanal, topónimo [grande planície alagada que corresponde a territórios do Brasil, da Bolívia e do Paraguai].
vistoPlural: caras-sujas-do-pantanal.
iconPlural: caras-sujas-do-pantanal.
cara-suja-do-pantanalcara-suja-do-pantanal

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).



Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.