PT
BR
Pesquisar
Definições



capróicos

A forma capróicosé [masculino plural de capróicocaproicocapróicocaproico].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
capróicocaproicocapróicocaproico
( ca·prói·co ca·proi·co

ca·prói·co

ca·proi·co

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

[Química] [Química] Diz-se de ou ácido gordo (C6H12O2) que se encontra em substâncias gordurosas, como o leite de cabra ou o leite de coco.

etimologiaOrigem etimológica:latim caper, -pri, cabra + -o- + -ico.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: caproico.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: capróico.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:caproico.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: capróico.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).