PT
BR
Pesquisar
Definições



capelo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
capelocapelo
|ê| |ê|
( ca·pe·lo

ca·pe·lo

)
Imagem

Armação de ornamento que encima peças de mobiliário como tronos, altares, liteiras ou camas.


nome masculino

1. Murça de doutor.

2. Dignidade doutoral.

3. [Vestuário] [Vestuário] Chapéu cardinalício.

4. [Zoologia] [Zoologia] Porção do manto do polvo que protege a massa visceral.

5. [Náutica] [Náutica] Volta da amarra nas abitas.

6. [Técnica] [Técnica] Tecto ou esparavel da tenda de campanha.

7. Armação de ornamento que encima peças de mobiliário como tronos, altares, liteiras ou camas.Imagem = DOSSEL

8. Parte superior das chaminés modernas.

9. [Antigo] [Antigo] Capuz; touca.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Como escrevo auto percepção? Junto, com hífen, ou separado?
A palavra autopercepção escreve-se sem hífen, antes ou depois da aplicação das regras para o uso do hífen preconizadas pelo Acordo Ortográfico de 1990 (na norma do Português de Portugal, com a aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, deverá escrever-se autoperceção, uma vez que o -p- não pronunciado deve deixar de ser escrito).

Antes da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: auto-afirmação), h (ex.: auto-hemoterapia), r (ex.: auto-rádio) ou s (ex.: auto-satisfação).

Depois da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por o (ex.: auto-observação) ou h (ex.: auto-hemoterapia). Quando o prefixo é seguido de r ou s, estas consoantes são duplicadas (ex.: autorrádio, autossatisfação).




As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).