PT
BR
Pesquisar
Definições



calhandro

A forma calhandropode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de calhandrarcalhandrar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
calhandrocalhandro
( ca·lhan·dro

ca·lhan·dro

)


nome masculino

1. [Antigo] [Antigo] Bacio grande e alto em que se despejam os dejectos.

2. [Informal] [Informal] Casa de detenção. = CÁRCERE, PRISÃO

etimologiaOrigem etimológica: origem obscura.
calhandrarcalhandrar
( ca·lhan·drar

ca·lhan·drar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

[Informal] [Informal] Falar sobre a vida alheia, geralmente fazendo intrigas ou divulgando boatos. = BISBILHOTAR, COSCUVILHAR, MEXERICAR

etimologiaOrigem etimológica: calhandro + -ar.
calhandrocalhandro

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).