PT
BR
Pesquisar
Definições



cadete

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cadetecadete
|ê| |ê|
( ca·de·te

ca·de·te

)


nome masculino

1. Filho não primogénito de casa nobre com vínculo.

2. Filho não primogénito.

3. Soldado ou aluno que cursa escolas de oficiais militares.

4. [Figurado] [Figurado] Indivíduo ajanotado.


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

5. [Desporto] [Esporte] Diz-se de ou categoria de desportistas, de idade variável consoante o desporto, que se segue geralmente aos juvenis e precede os juniores.

6. [Desporto] [Esporte] Diz-se de ou desportista dessa categoria.

etimologiaOrigem etimológica:francês cadet.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cadete" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ministrar pode usar-se como leccionar no seguinte contexto: curso de formação profissional ministrado para a entidade X? Se não, qual a palavra mais adequada para a frase indicada?
O verbo ministrar pode ser sinónimo de leccionar e, tal como este, quando selecciona um complemento indirecto constrói-se usualmente com a preposição a, pelo que no contexto indicado deveria figurar Curso de formação profissional ministrado à (= crase da preposição a + artigo definido a) entidade X.



Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.