Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

cacetada

cacetadacacetada | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ca·ce·ta·da ca·ce·ta·da


(cacete + -ada)
nome feminino

1. Pancada dada com cacete.

2. [Por extensão]   [Por extensão]  Qualquer pancada.


e cacetada
[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Usa-se para indicar quantidade ou número indeterminado que excede um número redondo (ex.: o carro custa uns milhões e cacetada). = E LÁ VAI FUMAÇA, E LÁ VAI PEDRA

Confrontar: cassetetada.
pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...parte, com o ônus da expulsão, o Mota não resistiu em 'compensar': festival de cacetada , algumas nem faltas foram marcadas..

Em O INDEFECTÍVEL

...dignidade que foi roubada que a legião, a PIDE, e as policias nos davam cacetada Não éramos muitos, mas

Em Acbelix farto de hipocrisia

Vá você dar flores e leve uma boa cacetada , é o que desejo..

Em Paulamar

...peito, o estômago, e banhado dum suor de agonia", Iriclérico nunca se recuperou da cacetada ..

Em blog0news

É mais uma cacetada na história da imunidade de grupo”, refere o presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia..

Em www.ultraperiferias.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



Já vi por várias vezes a abreviatura sic., o que aconteceu aquando de citações com erros. Será que me poderiam explicar o que significa exactamente sic.?
Sic não é uma abreviatura (e por isso não deve ser seguido de ponto), mas sim um advérbio latino que significa "assim". É usado, normalmente entre parênteses, para indicar que o que foi citado corresponde a uma reprodução exacta, nomeadamente para assinalar que determinado erro (ex.: Ele disse: "tu é que fizestes [sic] isso") ou forma menos usual (ex.: Chama-se João Panela [sic]) é reprodução fiel e não é lapso de quem cita.

Por se tratar de um latinismo, aconselha-se a escrita de sic em itálico, para destacar que é palavra não portuguesa (conselho que se aplica aos estrangeirismos em geral).

pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cacetada [consultado em 01-10-2022]