PT
BR
Pesquisar
Definições



cablar

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cablarcablar
( ca·blar

ca·blar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. [Telecomunicações] [Telecomunicações] Instalar os cabos necessários a determinado equipamento ou serviço de transmissão (ex.: o projecto pretende cablar meio milhão de casas). = CABEAR

2. [Brasil] [Brasil] [Telecomunicações] [Telecomunicações] Transmitir através de um cabo submarino.

etimologiaOrigem etimológica: francês câbler, de câble, cabo.
cablarcablar

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Quero saber se existem variantes para as palavras "inglês" e "flocos". Fiquei sabendo que poderia ser "ingrês" a variante de "inglês". E que seria "frocos" a variante para a palavra "flocos". Vocês podem esclarecer essas palavras?
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa regista, de facto, as formas ingrês e froco como variantes de inglês e floco, respectivamente. No caso de ingrês, o dicionário refere que se trata de uma variante obsoleta da palavra inglês, apresentando ainda o significado, também obsoleto, de um tipo de tecido. Quanto a froco, para além de variante de floco, o Dicionário Priberam define-o ainda como “felpo de lã ou seda”.



Pode-se utilizar a seguinte forma do particípio passado: tinha sido pago ou tinha pago?
Sobre este assunto, por favor consulte a resposta impresso/imprimido, morto/morrido/matado.

Acrescente-se ao que é dito nessa resposta que no exemplo tinha sido pago está presente a forma da 3.ª pessoa do singular da voz passiva do verbo pagar no mais-que-perfeito composto do indicativo (ex.: a conta já tinha sido paga), sendo este um tempo composto construído com o verbo auxiliar ser no mais-que-perfeito composto do indicativo (tinha sido) e a forma do particípio do verbo principal (pago). No exemplo tinha pago está presente a forma da 3.ª pessoa do singular da voz activa do verbo pagar no mais-que-perfeito composto do indicativo (ex.: ele já tinha pago a conta), tempo composto construído com o verbo auxiliar ter no imperfeito do indicativo (tinha) e a forma do particípio do verbo principal (pago).