PT
BR
    Definições



    cabeça-de-ponte

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cabeça-de-pontecabeça-de-pontecabeça de ponte
    ( ca·be·ça·-de·-pon·te

    ca·be·ça·-de·-pon·te

    ca·be·ça de pon·te

    )


    nome feminino

    [Militar] [Militar] Posição avançada ocupada por uma força militar em território inimigo, do outro lado de um rio ou de outro obstáculo natural, para assegurar acesso, avanço ou desembarque.

    etimologiaOrigem:cabeça + de + ponte.
    vistoPlural: cabeças-de-ponte.
    iconPlural: cabeças-de-ponte.

    Secção de palavras relacionadas

    grafiaGrafia no Brasil:cabeça de ponte.
    grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:cabeça de ponte.
    grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: cabeça-de-ponte.
    grafiaGrafia em Portugal:cabeça-de-ponte.


    Dúvidas linguísticas


    A questão da regência verbal sempre foi problemática na língua portuguesa e, se calhar, em todas as outras. Mas, uma das regências mais controversas é a do verbo apelar. Uns insistem que a preposição exigida por este verbo é a, enquanto outros consideram que é para. Qual será então a forma correcta? Por exemplo, devemos dizer o padre apelou os crentes para se manterem fiéis à doutrina ou o padre apelou aos crentes a manterem-se fiéis à doutrina?


    Depois de ter consultado várias gramáticas, prontuários e dicionários, não consigo tirar duas dúvidas de conjugações verbais:
    1ª - Está correcto escrever-se "Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante."?
    2ª - Está correcto escrever-se "Eles representam diversas correntes de opinião e devem exprimirem-se com liberdade."?
    Não me soa bem e como vem escrito num local que eu pensava estar acima de qualquer suspeita, precisava "desesperadamente"; que me tirassem estas duas dúvidas.