PT
BR
Pesquisar
Definições



cabeação

A forma cabeaçãopode ser [derivação feminino singular de cabearcabear] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cabeaçãocabeação
( ca·be·a·ção

ca·be·a·ção

)


nome feminino

[Telecomunicações] [Telecomunicações] Acto ou efeito de cabear. = CABEAMENTO

etimologiaOrigem etimológica:cabear + -ção.
cabearcabear
( ca·be·ar

ca·be·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. [Telecomunicações] [Telecomunicações] Instalar os cabos necessários a determinado equipamento ou serviço de transmissão (ex.: a empresa vai cabear o bairro). = CABLAR


verbo intransitivo

2. Agitar a cauda (ex.: o cavalo vai cabear quando o picam). = RABEAR

etimologiaOrigem etimológica:cabo + -ear.
cabeaçãocabeação

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.



Qual a escrita correcta para o planeta? Urano ou Úrano?
Os vocabulários tidos como as maiores referências para o português europeu (Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves e Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado) registam apenas a forma Úrano, referindo Rebelo Gonçalves que a forma Urano, apesar de corrente, “é inexacta”. Esta indicação deve-se à forma latina Uranus, em que o U da antepenúltima sílaba é uma vogal longa (sendo o -a- da penúltima sílaba uma vogal breve), o que corresponde geralmente a uma palavra esdrúxula em português.

No entanto, parece ter havido uma regularização da acentuação da palavra (em português, o padrão mais regular de acentuação é o das palavras graves, isto é, acentuadas na penúltima sílaba), e é de facto muito corrente a forma Urano, inclusivamente com registo em dicionários. Por este motivo, e apesar de a forma Úrano ser a preferida pelos autores mais puristas, pode hoje considerar-se aceitável também a forma Urano.