PT
BR
Pesquisar
Definições



dissoluto

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
dissolutodissoluto
( dis·so·lu·to

dis·so·lu·to

)


adjectivoadjetivo

1. Que se dissolveu. = DESFEITO, DISSOLVIDO


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. Que ou quem demonstra um comportamento considerado imoral. = CORRUPTO, DEVASSO, LIBERTINO

etimologiaOrigem etimológica: latim dissolutus, -a, -um, particípio passado de dissolvo, -ere, desunir, separar, dissolver, anular, destruir.
dissolutodissoluto

Auxiliares de tradução

Traduzir "dissoluto" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.