PT
BR
Pesquisar
Definições



busquemos

A forma busquemospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de buscarbuscar] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de buscarbuscar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
buscarbuscar
( bus·car

bus·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tratar de descobrir, de achar, de granjear.

2. Pender para, dirigir-se.

3. Revistar, examinar.


verbo pronominal

4. Andar à procura um do outro.

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.

busquemosbusquemos

Auxiliares de tradução

Traduzir "busquemos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



O antônimo de infiltrar não seria exfiltrar? Exfiltrar existe?
Os prefixos ex- e in- não possuem necessariamente sentidos opostos: o antónimo de extenso não é intenso, por exemplo.

Quanto ao vocábulo exfiltrar, este não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. O termo surge, no entanto, em algumas páginas de Internet, talvez influência do inglês exfiltrate da gíria militar, de uso recente, porque também ainda não surge em muitos dicionários de língua inglesa. De acordo com um dicionário on-line, o Infoplease Dictionary, o verbo exfiltrate (= exfiltrar) significa em inglês "escapar de uma área sob controlo inimigo".




É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).