PT
BR
Pesquisar
Definições



broma

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bromabroma
|ô| |ô|
( bro·ma

bro·ma

)


nome feminino

1. Verme que rói a madeira.

2. Parte da ferradura em que assenta a parede circular do casco.

3. Brincadeira; bródio; chalaça.

4. [Botânica] [Botânica] Planta escrofulariácea do Brasil.


nome masculino

5. Homem brutal.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

6. Que é de má qualidade. = GROSSEIRO, ORDINÁRIO

7. Estúpido, boçal.

etimologiaOrigem etimológica:espanhol broma.

iconeConfrontar: bruma.
bromabroma

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual seria a pronúncia correta de besta (animal quadrúpede) e beste (arma para arremessar setas) ? A pronúncia seria a mesma?
As formas besta (animal quadrúpede) e besta [não beste, como refere] (arma para arremessar setas) são homógrafas, i. e., escrevem-se da mesma forma mas têm pronúncias diferentes: besta (arma) pronuncia-se com /é/ (bésta) e besta (quadrúpede) pronuncia-se com /ê/ (bêsta).



Constantemente uso o dicionário on-line Priberam. Hoje tive uma dúvida a respeito da ortografia da palavra superestrutura. No dicionário Aurélio está escrito da forma anteriormente mencionada, no dicionário da Priberam está superstrutura. Gostaria então de através deste, fazer a seguinte pergunta: a ortografia e significado das palavras em Português de Portugal diferem do Português do Brasil?
Não se trata propriamente de uma variação ortográfica, pois não há, em nenhuma das duas normas, determinação ortográfica que impeça uma das duas formas. Trata-se, sim, de uma diferença entre a tradição lexicográfica portuguesa (onde a forma superstrutura é registada e a forma superestrutura mais rara - apesar de registada, por exemplo, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora) e a tradição lexicográfica brasileira (onde a forma superestrutura é registada e a forma superstrutura quase inexistente - apesar de registada, por exemplo, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras).