Significado de brigamos-vo-los

    Será que queria dizer brigámos-vo-los?

    A forma brigamos-vo-lospode ser [primeira pessoa plural do presente do indicativo de brigarbrigar] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de brigarbrigar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    brigarbrigar
    ( bri·gar

    bri·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Ter briga, lutar.

    2. Disputar.

    3. [Figurado] [Figurado] Destoar, não condizer.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: brincar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "brigamos-vo-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    banguelê | n. m.

    Briga; chinfrim; desordem....


    barraco | n. m.

    Corte no campo para bois, só para servir de dia....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "brigamos-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Costumo usar frequentemente o termo vai vir, apesar de ter a noção que algures alguém me disse que está em desuso, mas que é correcto usar-se, porque se trata do reforço de uma acção. Gostava de saber a vossa opinião.