PT
BR
Pesquisar
Definições



borboleta

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
borboletaborboleta
|lê| |lê|
( bor·bo·le·ta

bor·bo·le·ta

)
Imagem

EntomologiaEntomologia

Insecto lepidóptero na última metamorfose.


nome feminino

1. [Entomologia] [Entomologia] Insecto lepidóptero na última metamorfose.Imagem

2. [Figurado] [Figurado] Pessoa inconstante, volúvel.

3. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Mulher de má nota, que vagueia pelas ruas.

4. Espécie de rainúnculo.

5. Dispositivo móvel que gira em torno de um eixo para condicionar o acesso e a passagem de pessoas. = TORNIQUETE

6. Placa móvel que permite regular a tiragem de uma chaminé ou de um forno. = REGISTO


nome masculino

7. [Brasil] [Brasil] [Desporto] [Esporte] Estilo de natação em que o nadador, de barriga para baixo, movimenta simultaneamente os dois braços, que se introduzem na água de cima para baixo, e se impulsiona batendo as duas pernas ao mesmo tempo. (Equivalente no português de Portugal: mariposa.)

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:enxame.

Auxiliares de tradução

Traduzir "borboleta" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Como deverá ser: vice-diretores ou vices-diretores?
Vice- é um elemento de formação que indica "que substitui" ou "que está abaixo" (ex.: vice-presidente, vice-campeão) e não admite flexão (ex.: vice-presidentes, vice-campeões). Este elemento, segundos os textos que regulam a ortografia (tanto no português europeu como no português do Brasil, e tanto antes como depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990), deverá sempre estar ligado por hífen à palavra seguinte. Por vezes, a palavra vice é usada como redução de palavras que contêm o elemento vice- (ex.: o director estava ausente e foi representado pelo vice[-director]), correspondendo nesse caso a um substantivo que admite flexão (ex.: o director estava ausente e foi representado por um dos vices).