PT
BR
Pesquisar
Definições



bojarda

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bojardabojarda
( bo·jar·da

bo·jar·da

)


nome feminino

1. Afirmação mentirosa. = INTRUJICE, MENTIRA, PETA

2. Tirada disparatada. = ASNEIRA, CALINADA, PARVOÍCE

3. Disparo de arma de fogo. = TIRO

4. [Informal] [Informal] Chuto violento. = PETARDO, TIRAÇO

5. [Agricultura] [Agricultura] Pêra de casta muito sumarenta e doce.

etimologiaOrigem etimológica:italiano bugiardo, mentiroso, enganador, falaz.
Confrontar: bujarda.

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Minha dúvida é: Por que passei a vida estudando que o correto é falar para eu fazer, para eu comer, e etc., se a frase É fácil para mim estudar não está errada? Podem explicar essa última frase.
De facto, nos contextos exemplificados com duas orações na resposta para eu/para mim (ex.: isto é para eu fazer), deverá ser usado o pronome sujeito, pois na oração para eu fazer, o pronome desempenha essa função de sujeito. No caso do exemplo É fácil para mim estudar, o contexto é semelhante àquele referido na resposta pronomes pessoais rectos e oblíquos, em que o pronome não desempenha a função de sujeito, pois esta frase pode ser decomposta em Estudar [sujeito] é fácil [predicado] para mim [adjunto adverbial de interesse].



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.