Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

bitaites

masc. pl. de bitaitebitaite
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bi·tai·te bi·tai·te


(origem duvidosa)
nome masculino

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Comentário ou opinião, geralmente sem fundamento ou sem pertinência (ex.: mandar bitaites sobre futebol). [Equivalente no português do Brasil: pitaco.] = BOCA, BITATE, PALPITE

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...da espreita - tem a oportunidade de assistir às obras, de mandar umas “bocas/ bitaites ” e aplaudir..

Em Not

Mandam uns bitaites , convencidos que quem os ouve também não percebe e achando que basta dizer...

Em algures aqui

...de rádio e de televisão e em meios digitais, sempre disponíveis para debitar « bitaites » inconsequentes e irrelevantes, invariavelmente (bem) pagos, e, logo, sobrevalorizados..

Em Octanas

...linguagem tão percetível como o grego clássico, Jorge Jesus continua a brindar-nos com os bitaites à mister do passado..

Em BOLA NA

O mercado fechou e é a hora de mandar uns bitaites , divididos em duas partes, a desportiva e a financeira..

Em Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Como deve ser escrito o nome da ferramenta usada para retirar polia de um eixo: sacapolia, saca-polia ou saca polia?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser saca-polia, por analogia com outras palavras formadas a partir de saca, forma do verbo sacar, que significa “extrair, tirar”: saca-bocado(s), saca-molas, saca-rolhas, etc. Esta grafia é também justificada pela tendência para hifenizar compostos do tipo verbo + substantivo, como abre-latas, bate-boca, cata-vento, guarda-chuva, porta-bandeira, etc.
pub

Palavra do dia

vi·ti·li·go vi·ti·li·go


(latim vitiligo, -inis, erupção cutânea, mancha branca na pele)
nome masculino

[Medicina]   [Medicina]  Doença cutânea caracterizada pelo desaparecimento da pigmentação da pele. = VITILIGEM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bitaites [consultado em 25-06-2022]