PT
BR
Pesquisar
Definições



binômio

Será que queria dizer binómio?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
binómiobinômio
( bi·nó·mi·o

bi·nô·mi·o

)


nome masculino

1. [Álgebra] [Álgebra] Expressão algébrica composta de dois termos unidos por sinal de adição ou subtracção.

2. [Biologia] [Biologia] Nome científico formado por dois termos, o primeiro indicando o género e o segundo a espécie.

3. [Por extensão] [Por extensão] Conjunto formado por dois elementos (ex.: binómio custo-eficiência; o binómio cinotécnico policial é composto por um cão e por um polícia).

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio binomius, -a, -um, que tem dois nomes, do latim bis, duas vezes + latim nomen, -inis, nome.
grafiaGrafia no Brasil:binômio.
grafiaGrafia no Brasil:binômio.
grafiaGrafia em Portugal:binómio.
grafiaGrafia em Portugal:binómio.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como deve ser escrito o nome da ferramenta usada para retirar polia de um eixo: sacapolia, saca-polia ou saca polia?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser saca-polia, por analogia com outras palavras formadas a partir de saca, forma do verbo sacar, que significa “extrair, tirar”: saca-bocado(s), saca-molas, saca-rolhas, etc. Esta grafia é também justificada pela tendência para hifenizar compostos do tipo verbo + substantivo, como abre-latas, bate-boca, cata-vento, guarda-chuva, porta-bandeira, etc.



Qual o plural para a expressão alerta ou em alerta? As orações Eles permanecem alertas e Eles permanecem em alerta estão corretas?
Nenhuma das expressões referidas pode ser considerada incorrecta.

A palavra alerta pode ser usada como advérbio, como adjectivo, como substantivo ou como interjeição.

Como advérbio mantém-se sempre invariável (ex.: ela permanece alerta; eles permanecem alerta).

Como adjectivo é uniforme, flexiona em número e concorda com o nome que qualifica (ex.: as pessoas permanecem alertas; a presa alerta conseguiu escapar do leão).

Como interjeição, pode ser usada, de forma invariável, para avisar ou solicitar atenção ou cuidado (ex.: alerta, camaradas!).

A palavra alerta pode ainda ser usada como substantivo masculino, admitindo apenas flexão em número (ex.: o guarda deu o alerta quando um dos prisioneiros se pôs em fuga; não prestaram atenção aos alertas dados pelo guarda).

A locução adverbial em alerta está correcta (neste caso, alerta assume a classificação de substantivo) e também se mantém invariável em qualquer dos contextos usados (ex.: ele permanece em alerta; eles permanecem em alerta).