Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
derivação masc. sing. de bifebife
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bi·fe bi·fe
(inglês beef)
nome masculino

1. [Culinária]   [Culinária]  Fatia de carne, geralmente grelhada ou frita (ex.: bife de vaca; bifes de peru).Ver imagem

2. [Informal, Por extensão]   [Informal, Por extensão]  Corte acidental ou inepto na pele (ex.: fazer um bife).

3. [Informal, Por extensão]   [Informal, Por extensão]  Partícula de pele que é cortada por acidente ou por inaptidão (ex.: é possível cortar cutículas sem arrancar bifes).

4. [Informal, Jocoso]   [Informal, Jocoso]  Indivíduo britânico. (Feminino: bifa.)


bife de cabeça chata
[Informal]   [Informal]  Sardinha.

bife de caneca
[Cabo Verde]   [Cabo Verde]  Refeição ligeira composta geralmente por chá e pão ou bolachas.

bife sombrio
[Informal]   [Informal]  Isca de fígado.

bife raspado
[Culinária]   [Culinária]  Preparado de carne picada e aglomerada, geralmente arredondado, que depois é frito ou grelhado. = HAMBÚRGUER

bife tártaro
[Culinária]   [Culinária]  Preparado de carne crua e aglomerada, condimentado e servido cru, geralmente com uma gema de ovo também crua. = TÁRTARO

estar feito ao bife
[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Estar em situação difícil; estar em apuros (ex.: se a gasolina acabar, estamos feitos ao bife).

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Agradecia que me confirmassem se o superlativo absoluto sintético de pulcro é pulcríssimo.
O superlativo absoluto sintético de pulcro é pulquérrimo, derivado do superlativo latino pulcherrimus, do adjectivo pulcher, que está na origem etimológica de pulcro.



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.
pub

Palavra do dia

o·ca·pi o·ca·pi
(origem africana)
nome masculino

[Zoologia]   [Zoologia]  Mamífero ruminante (Okapia johnstoni), da família dos girafídeos, mas de pescoço muito curto, com pelagem listrada na parte posterior e nas patas e cerca de um metro de altura no garrote, encontrado na República Democrática do Congo.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/bifinho [consultado em 19-09-2020]