PT
BR
Pesquisar
Definições



bico-de-pato

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bico-de-patobico-de-patobico de pato
( bi·co·-de·-pa·to

bi·co·-de·-pa·to

bi·co de pa·to

)


nome masculino

1. [Informal] [Informal] [Medicina] [Medicina] Instrumento com uma extremidade semelhante a um bico de pato, destinado à observação da vagina e do colo do útero. = ESPÉCULO

2. [Culinária] [Culinária] Pequeno pão de leite com uma extremidade afilada.

3. Gancho de cabelo cuja forma lembra a do bico de um pato.


adjectivo de dois géneros e de dois númerosadjetivo de dois géneros e de dois números

4. Que tem a forma de ou se assemelha ao bico de um pato (ex.: máscara bico-de-pato; pinça bico-de-pato).

etimologiaOrigem etimológica: bico + de + pato.
vistoPlural: bicos-de-pato.
iconPlural: bicos-de-pato.
grafiaGrafia no Brasil:bico de pato.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:bico de pato.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: bico-de-pato.
grafiaGrafia em Portugal:bico-de-pato.
bico-de-patobico-de-pato


Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).