PT
BR
Pesquisar
Definições



bicho-da-toca

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bicho-da-tocabicho-da-tocabicho da toca
|ó| |ó| |ó|
( bi·cho·-da·-to·ca

bi·cho·-da·-to·ca

bi·cho da to·ca

)


nome masculino

[Informal] [Informal] Pessoa intratável ou pouco sociável. = BICHO-DO-MATO

etimologiaOrigem etimológica: bicho + da + toca.
vistoPlural: bichos-da-toca.
iconPlural: bichos-da-toca.
grafiaGrafia no Brasil:bicho da toca.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:bicho da toca.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: bicho-da-toca.
grafiaGrafia em Portugal:bicho-da-toca.
bicho-da-tocabicho-da-toca


Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).