PT
BR
Pesquisar
Definições



berronas

A forma berronaspode ser [feminino plural de berrãoberrão] ou [feminino plural de berronaberrona].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
berrão1berrão1
( ber·rão

ber·rão

)


nome masculino

1. Criança que berra muito. = CHORÃO

2. Pessoa que grita ou berra frequentemente.

etimologiaOrigem etimológica:berrar + -ão.

berrão2berrão2
( ber·rão

ber·rão

)


nome masculino

1. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Porco não castrado, destinado à reprodução. = BARRÃO, VARRÃO, VARRASCO

2. [Arqueologia] [Arqueologia] Escultura em pedra, representando um animal, de origem pré-romana, comum em Portugal, nas regiões de Trás-os-Montes e da Beira Alta, e em Espanha.

etimologiaOrigem etimológica:alteração de varrão.

berronaberrona
berrona


nome

icone(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)
berronasberronas

Auxiliares de tradução

Traduzir "berronas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Gostaria de saber se "frigidíssimo" é superlativo absoluto sintético de "frio".
Os adjectivos frio e frígido têm em comum o superlativo absoluto sintético frigidíssimo, pois provêm ambos do étimo latino frigidus.