PT
BR
Pesquisar
Definições



barrete-de-clérigo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
barrete-de-clérigobarrete-de-clérigo
( bar·re·te·-de·-clé·ri·go

bar·re·te·-de·-clé·ri·go

)


nome masculino

1. [Arquitectura, Construção] [Arquitetura, Construção] [Arquitetura, Construção] Obra de fortificação composta de três ângulos salientes e dois reentrantes.

2. [Arquitectura, Construção] [Arquitetura, Construção] [Arquitetura, Construção] Abóbada formada pelo cruzamento de duas outras cilíndricas e iguais.

3. [Viticultura] [Viticultura] Casta de uva.

4. [Botânica] [Botânica] Variedade de planta herbácea (Cucurbita pepo) da família das cucurbitáceas. = ABÓBORA-DE-COROA, BARRETE-DE-PADRE

5. [Botânica] [Botânica] Planta (Evonymus europaeus) da família das celastráceas.

etimologiaOrigem etimológica:barrete + de + clérigo.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Em "Ninguém te vai agradecer", qual a função sintáctica de te? Será complemento indirecto?
O pronome pessoal te pode desempenhar função de complemento directo (ex.: vi-te ontem) ou de complemento indirecto (ex.: dei-te um beijo). No caso em apreço, o pronome te desempenha a função de complemento indirecto, uma vez que corresponde à pronominalização de uma construção do verbo agradecer como transitivo indirecto, com a preposição a (agradecer-te = agradecer a ti), podendo ocorrer com um complemento directo (ex.: ninguém te vai agradecer o favor = ninguém to vai agradecer).
Para determinar a função sintáctica deste pronome, é útil substituir a segunda pessoa gramatical (tu > te) pela terceira (ele > o/lhe), pois neste caso o complemento directo e o complemento indirecto têm formas diferentes, o para o complemento directo, lhe para o complemento indirecto (ex.: ninguém vai agradecer o favor ao rapaz > ninguém lhe vai agradecer o favor / *ninguém o vai agradecer o favor; o asterisco indica agramaticalidade).

Para dúvidas deste teor, poderá consultar uma obra como o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, dirigido por João Malaca CASTELEIRO (Lisboa: Texto Editores, 2007), que contém a explicitação das funções sintácticas de cada verbo.