Significado de baniram-no-lo

    A forma baniram-no-lopode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de banirbanir] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de banirbanir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    banirbanir
    ( ba·nir

    ba·nir

    )
    Conjugação:defectiva.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Desterrar.

    2. [Figurado] [Figurado] Proibir.

    3. Fazer cessar.

    4. Expulsar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "baniram-no-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    banimento | n. m.

    Ato ou efeito de banir....


    alvenéu | n. m.

    O mesmo que alvenel....


    proscrito | adj. | n. m.

    Que sofreu proscrição....


    óstraco | n. m.

    Concha ou fragmento de cerâmica onde se escrevia o nome do cidadão a ser banido, na Grécia antiga....


    banição | n. f.

    Ato ou efeito de banir....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "baniram-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Gostaria de tirar uma dúvida muito importante. Em call centers de telemarketing utilizamos a palavra absenteísmo para pessoas que faltam no trabalho, porém verifiquei no site que a definição dessa palavra é para ausência do voto e que para falta ou ausência de alguma pessoa se utiliza absentismo. Onde está o erro?? Será que todos call centers erraram??