Significado de balda-se-tas

    A forma balda-se-taspode ser [feminino singular de baldabalda], [feminino singular de baldobaldo], [segunda pessoa singular do imperativo de baldarbaldar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de baldarbaldar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    baldarbaldar
    ( bal·dar

    bal·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Frustrar, inutilizar.

    2. Enganar (fazendo o contrário do ordenado).

    3. Empregar inutilmente.

    verbo intransitivo

    4. Estar baldo.

    verbo pronominal

    5. Frustrar-se.

    6. Não assumir um compromisso ou obrigação.

    7. Recusar ou não comparecer.

    8. Livrar-se das cartas que não convêm. = DESCARTAR-SE

    etimologiaOrigem:baldo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    baldobaldo
    ( bal·do

    bal·do

    )

    adjectivoadjetivo

    1. Que tem falta de algo. = DESPROVIDO, FALHO, FALTO

    2. Que não teve êxito. = BALDADO, INÚTIL, VÃOBEM-SUCEDIDO, CONSEGUIDO, FELIZ

    3. [Jogos] [Jogos] Que não tem cartas de algum naipe.

    etimologiaOrigem:derivação regressiva de baldar.

    Secção de palavras relacionadas

    baldabalda
    ( bal·da

    bal·da

    )

    nome feminino

    1. Defeito ou falha recorrente. = MANIA, PANCADA

    2. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Ausência de critério ou organização. = BANDALHEIRA, REBALDARIA

    3. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Falta deliberada ao cumprimento de obrigação ou compromisso. = GAZETA

    4. [Informal] [Informal] [Jogos] [Jogos] Carta que não serve ou que não é do naipe que se joga.

    adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

    5. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] O mesmo que baldas.


    à balda

    [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] De modo confuso, desordenado, descuidado. = À TOA

    etimologiaOrigem:derivação regressiva de baldar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "balda-se-tas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    baldo | adj.

    Que tem falta de algo....


    frustrado | adj.

    Que não produziu efeito....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "balda-se-tas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber a pronúncia correta da palavra bocaina (talvez seja de origem indígena/brasileira). Seria "bocáina" ou "bocâina"?


      Tenho dúvida em diferenciar "Termo da Oração" e "Função Sintática". Numa mesma página dum livro de Gramática, vi três definições de Sujeito: 1) Sujeito É o TERMO DA ORAÇÃO que concorda em número e pessoa com o verbo; 2) Sujeito é, portanto, o NOME de uma FUNÇÃO SINTÁTICA (...); 3) Sob a ótica da Morfossintaxe, Sujeito é NOME de uma função substantiva (...). Entendo que "termo" seja sinônimo de "vocábulo", logo Termo da Oração deveria ser um "pedaço" da oração composto por uma ou mais palavras, vocábulos. E a Função Sintática deveria ser o papel exercido por essa(s) palavra(s) ("termo da oração") na frase. Exemplificando: "A Gramática é confusa." Penso que morfologicamente, "A" é um artigo, "Gramática", um substantivo e o termo desta oração "A Gramática" possui um papel na frase, isto é, uma Função Sintática a qual denomino Sujeito (por "A Gramática" concordar em número e pessoa com o verbo). Pareço estar totalmente de acordo com a definição 2 e parcialmente com a definição 1. Logo, a definição 1 estaria errada, pois estaríamos chamando de Sujeito um conjunto de PALAVRAS e não a função (sintática) que essas palavras exercem, o que acho estranho, pois é de se esperar que não haja um erro como esse num livro de língua portuguesa. A definição 3 parece a mim mais compreensível, no entanto não compreendo o que é a Morfossintaxe. Enfim, gostaria do CONCEITO de "Termo da Oração", de "Função Sintática" - uma vez que não encontro em livros - e de "Morfossinxtaxe, e de que me corrigissem em algo que tenha errado.