Significado de bainhe-vo-las

    A forma bainhe-vo-laspode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de bainharbainhar], [terceira pessoa singular do imperativo de bainharbainhar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de bainharbainhar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    bainharbainhar
    |a-i| |a-i|
    ( ba·i·nhar

    ba·i·nhar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Fazer bainha em. = ABAINHAR, EMBAINHAR

    etimologiaOrigem:bainha + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    coleodermo | adj.

    Diz-se dos animais cujo envoltório natural é uma espécie de saco....


    vaginiforme | adj. 2 g.

    Que tem forma de vagina ou de bainha....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "bainhe-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      Na definição da palavra crachá, vocês referem a sua origem francesa: do Fr. crachat s. m., insígnia honorífica que se traz ao peito; condecoração; venera. Mas crachá em francês significa "escarro, secreção" (ver http://www.cnrtl.fr/definition/crachat/substantif). Podem esclarecer?