PT
BR
Pesquisar
Definições



bafejou-me

A forma bafejou-meé [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de bafejarbafejar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bafejarbafejar
( ba·fe·jar

ba·fe·jar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Exalar bafo. = BAFAR


verbo transitivo

2. Soprar brandamente.

3. Aquecer com o bafo.

4. [Figurado] [Figurado] Auxiliar; acariciar.

etimologiaOrigem etimológica:bafo + -ejar.

bafejou-mebafejou-me


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.



Existe na língua portuguesa "dativo de interesse" tal como existe em castelhano?
Em português, o pronome de interesse é de uso bastante frequente, sobretudo num nível de linguagem mais coloquial. Em frases como come-me a sopa ou tu não me sejas bisbilhoteiro, o dativo de interesse, ou dativo ético, tem função meramente expressiva ou enfática. Este tipo de construção indica que a pessoa que fala está claramente interessada na exortação que faz ou na realização do seu desejo ou da sua vontade.