Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

bacharelada

bachareladabacharelada | n. f.
fem. sing. part. pass. de bacharelarbacharelar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ba·cha·re·la·da ba·cha·re·la·da


(bacharel + -ada)
nome feminino

[Informal]   [Informal]  Tagarelice pretensiosa e impertinente.


ba·cha·re·lar ba·cha·re·lar

- ConjugarConjugar

(bacharel + -ar)
verbo intransitivo

1. Falar muito.

verbo pronominal

2. Tomar o grau de bacharel.

verbo transitivo

3. Conferir o grau de bacharel a.


ba·cha·re·la·do ba·cha·re·la·do


(bacharel + -ado)
nome masculino

O mesmo que bacharelato.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

DIPLOMADOS BACHARÉIS LICENCIADOS SEM PALAVRAS BACHARELADO EM PLATONISMO BACHARELADA EM NOITADAS MESTRADO EM CACHAÇA DOUTORADA EM DOMÉSTICA LICENCIADA EM HIPOCRISIA BACHAREL EM CARÊNCIA...

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

Bacharelada e Licenciada em Letras

Em suplementocultural

...nome e Jeanine Moraes, tenho 35 anos, professora formada em educação fisica no brasil, bacharelada e licenciada, larguei minha carreia no brasil para arriscar em Portugal, hoje dia 11/06/2015...

Em movimentoevida.blogs.sapo.pt

Uma bacharelada em biologia,dita "professora,"do "painel"das perguntas a Passos Coelho..

Em vistodesirius

...Amilton Godoy (SP), o arranjador e maestro Amilson Godoy(SP), o maestro Arthur Barbosa(CE), a bacharelada em música Aládia Quintella (CE) e como mediador, o doutor em Educação Brasileira Pedro...

Em vivicultura.blogspot.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.




Quantos erros gramaticais se encontram na frase: "Tu soubestes muito bem integrares-te no grupo" Penso que tem dois erros (duas formas verbais). Certo?
A construção *tu soubestes está errada, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as formas verbais da segunda pessoa do singular, que não têm s final (tu soubeste) e da segunda pessoa do plural (vós soubestes), ambas do pretérito perfeito do indicativo. Este é um erro muito frequente, que resulta do facto de o pretérito perfeito ser o único tempo verbal (se excluirmos o imperativo) em que a segunda pessoa do singular não tem uma terminação finalizada por -s (ex.: tu sabes, sabias, saberás, souberas, saberias, saibas, soubesses, souberes, saberes). Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta puseste-a / puseste-la.
A par deste erro, há também outra situação que pode ser problemática: o uso do infinitivo pessoal ou flexionado (integrares) numa oração subordinada substantiva completiva infinitiva com o mesmo sujeito da oração subordinante. Como foi dito na resposta infinitivo flexionado, quando na oração subordinada infinitiva há um sujeito diferente do sujeito da oração principal, é utilizado o infinitivo pessoal (ex.: tu deixaste [nós] integrarmos novos elementos no grupo). Quando, porém, o sujeito é o mesmo na oração subordinante e na subordinada, como na frase em apreço (tu soubeste muito bem [tu] integrares-te no grupo), a utilização do infinitivo oscila muitas vezes entre o impessoal (ex.: tu soubeste muito bem integrar-te no grupo) e o pessoal (ex.: tu soubeste muito bem integrares-te no grupo). Neste contexto (com o mesmo sujeito para as duas orações), é normalmente considerada como preferencial a escolha do infinitivo impessoal. Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta infinitivo em orações adverbiais finais e respectivas hiperligações.
Atendendo ao que foi dito acima, pode considerar-se que a frase *tu soubestes muito bem integrares-te no grupo contém duas incorrecções.

pub

Palavra do dia

pa·ra·le·le·pi·pe·dal pa·ra·le·le·pi·pe·dal


(paralelepípedo + -al)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

Que é relativo a ou tem forma de paralelepípedo (ex.: módulo paralelepipedal). = PARALELEPIPÉDICO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bacharelada [consultado em 16-08-2022]