Significado de azuleie-no-la

    A forma azuleie-no-lapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de azulearazulear], [terceira pessoa singular do imperativo de azulearazulear] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de azulearazulear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    azulearazulear
    ( a·zu·le·ar

    a·zu·le·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Tornar azul. = ANILAR, AZULAR, AZULECER, AZULEJAR

    etimologiaOrigem:azul + -ear.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "azuleie-no-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    azular | v. tr. | v. intr. | v. intr. e pron.

    Dar cor azul a....


    azulejar | v. tr. | v. intr. e pron.

    Tingir de azul....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "azuleie-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Estive a fazer uma pesquisa e não percebo o porquê dos sufixos -ção e -são. Porque é que é compreensão e não compreenção? Porque é que é atenção e não atensão? Do que procurei cheguei à expressão sufixos nominalizadores, mas não consegui obter resposta.


      A questão da regência verbal sempre foi problemática na língua portuguesa e, se calhar, em todas as outras. Mas, uma das regências mais controversas é a do verbo apelar. Uns insistem que a preposição exigida por este verbo é a, enquanto outros consideram que é para. Qual será então a forma correcta? Por exemplo, devemos dizer o padre apelou os crentes para se manterem fiéis à doutrina ou o padre apelou aos crentes a manterem-se fiéis à doutrina?