Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

azeiteira

azeiteiraazeiteira | n. f.
fem. sing. de azeiteiroazeiteiro
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·zei·tei·ra a·zei·tei·ra


(azeite + -eira)
nome feminino

1. Vasilha para azeite. = ALMOTOLIA, AZEITEIRO, GALHETA

2. [Agricultura]   [Agricultura]  Variedade de azeitona. = AZEITONEIRA


a·zei·tei·ro a·zei·tei·ro


(azeite + -eiro)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo a azeite.

adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

2. Que ou quem produz ou vende azeite.

3. [Portugal, Informal, Depreciativo]   [Portugal, Informal, Depreciativo]  Que ou quem é considerado ignorante, simplório. = PACÓVIO, PAROLO

nome masculino

4. Recipiente para guardar azeite. = AZEITEIRA

5. [Figurado]   [Figurado]  Pessoa cheia de nódoas.

6. [Informal]   [Informal]  Indivíduo que explora prostitutas. = CHULO, PROXENETA, RUFIÃO

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "azeiteira" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Fundação azeiteira , sem dúvida..

Em GLADIUS

Cristina Ferreira foi, agora, chamada de “ azeiteira ” por alguns seguidores, que questionaram ainda se “não lavou a cabeça” ou conotaram...

Em VISEU, terra de Viriato.

Ontem o JdN publicou um artigo, " Produção de azeite afunda e há lagares fechados " que ilustra um padrão comum a todos os ramos da economia. Existe um status-quo (produção tradicional de azeite). Aparece um outsider com custos de produção muito mais baixos (produção intensiva e super-intensiva de azeite). “o preço do …

Em Balanced Scorecard

Graças a Deus, assim ficamo-nos apenas pela canção (e já suficientemente azeiteira é

Em Wrestling Noticias

Para ainda dar mais luxúria azeiteira ao seu pecado..

Em heterodomestico.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




A minha dúvida prende-se com a palavra rubrica. Julgo que é utilizada para designar um tipo de assinatura, mas também como sinónimo de assunto. A entoação da palavra é diferente nos dois casos, mas a ortografia é igual?
Deverá pronunciar sempre /rubríca/ e não /rúbrica/.

Como poderá verificar ao consultar o verbete rubrica no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, esta palavra tem vários sentidos ou acepções, alguns dos quais correspondem aos apontados na sua questão.

No que diz respeito à sua pronúncia, esta palavra só pode ser pronunciada correctamente como palavra grave, com acento de intensidade na penúltima sílaba: ru['bri]ca (a plica que surge na transcrição entre parênteses rectos corresponde ao acento de intensidade na sílaba -bri-), independentemente do sentido em que é utilizada. Esta acentuação deriva do étimo latino desta palavra, cuja penúltima sílaba era pronunciada como longa.

A pronúncia desta palavra como palavra esdrúxula, isto é, *['ru]brica, com acento de intensidade na antepenúltima sílaba, é incorrecta (como indica o asterisco), apesar de muito difundida, e só poderia ser aceite caso a ortografia desta palavra fosse *rúbrica (forma não atestada em nenhuma obra de referência).

Esta é uma questão de adequação ortografia/pronúncia segundo as regras ortográficas do português e o Acordo Ortográfico de 1990 não alterou nada neste âmbito.

pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/azeiteira [consultado em 27-10-2021]