Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

auto-indulgente

auto-indulgenteautoindulgenteauto-indulgenteautoindulgente | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

au·to·-in·dul·gen·te au·to·in·dul·gen·te au·to·-in·dul·gen·te au·to·in·dul·gen·te


(auto- + indulgente)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

Que desculpa os próprios actos ou decisões.

Plural: auto-indulgentes.Plural: auto-indulgentes.

• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoindulgente.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-indulgente.


• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoindulgente.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-indulgente

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

experiência de vida apenas para poder ostentar a bandeira de "carta de amor cinéfila" na sua premissa. Enfadonho e auto-indulgente .

Em Cinema Notebook

delírio auto-indulgente ) como combate à corrupção. Basta observar o que como a Lava Jato, em sua sanha purificadora, quebrou as grandes empreiteiras, pertencentes aos grupos da elite nacional mais bem sucedidos, que tinham poder, dinheiro e prestígio. Se Moro e o lavajatismo chegarem ao governo pelas

Em nogueirajr.blogspot.com

feitos. R. 8 O Senhor é indulgente , é favorável,* é paciente, é bondoso e compassivo. 11 Quanto os céus por sobre a terra se elevam* tanto é grande o seu amor aos que o temem. R. Reflexão - Ser compassivo é ser cheio de amor, portanto, assim é que o Senhor é. Ser compassivo (a) é saber viver com paixão a

Em Blog da Sagrada Família

Sampaio, que já a seguir nos vai falar sobre O homem que matou Liberty Valance , abriu-nos a porta de sua casa para conversarmos sobre o seu mais recente livro, “Do telemóvel para o mundo: pais e adolescentes no tempo da internet”. O título, como se vê, é auto -explicativo. Ao longo da conversa, vai

Em Povo

artísticas são longos por desleixo, por acidente. Romances de qualidade devem ser curtos, depurados de gorduras, usar as palavras com parcimónia e ponderação, ater-se ao essencial como a lista de compras de um pensionista. Um romance torna-se imenso porque o autor se descontrolou, tornou auto-indulgente e

Em luismiguelrosae.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Eu gostaria de saber se a palavra pró-atividade se escreve junto ou sem hífen e o significado da mesma.
Os dicionários de língua portuguesa não são unânimes em relação à grafia destas palavras, que alternam entre pró-actividade (pró-atividade, no português do Brasil) e proactividade (proatividade, no português do Brasil) e pró-activo (pró-ativo, no português do Brasil) e proactivo (proativo, no português do Brasil), uma vez que existem ambos os prefixos (pró- e pro-) com o sentido “a favor" ou "em defesa de”. O prefixo pró- separa-se sempre do elemento seguinte por hífen (ex.: pró-actividade, pró-americano, pró-ocidental, pró-socialista) e o prefixo pro- nunca se separa do elemento que se lhe segue (ex.: proactividade, procataléctico, procatártico), pelo que nenhuma das grafias pode ser considerada incorrecta, apesar de se notar uma tendência mais acentuada, nas obras lexicográficas, para o uso do prefixo pró-. O uso e registo das formas proactivo e proactividade podem também estar relacionados com o facto de o étimo mais próximo dessas palavras ser o inglês proactive.

Pró-actividade é um conceito utilizado frequentemente na área de gestão de empresas e designa a capacidade que alguém ou algo tem de fazer com que determinadas coisas aconteçam ou se desenvolvam.

É de referir que, pelo menos até à entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, as formas proactividade e pró-actividade são exclusivas do português europeu e as formas proatividade e pró-atividade são exclusivas do português do Brasil.




Gostaria de saber se existe alguma regra de fonética para o plural de palavras tais como: fogo, poço, jogo... É que eu fui ensinado a pronunciar: fógos, póços, jógos... ao invés de fôgos, pôços, jôgos... (os acentos estão só como indicadores de fonética). É que recentemente tenho ouvido alguns jornalistas pronunciar estas palavras com entoação "ô"...? Agradecia que me esclarecessem esta dúvida.
Não existe oficialmente nenhuma regra fonética em português que dê conta da alternância vocálica entre o singular e o plural de palavras como fogo, poço, jogo, contorno, despojo, esforço, imposto, ovo, tijolo, troço.

As gramáticas e os prontuários incluem estas palavras em listas de vocábulos cuja vogal tónica, no singular, é o o fechado /ô/ mas que no plural se transforma em o aberto /ó/. Há, no entanto, muitos casos em que o singular e o plural mantêm o mesmo o fechado, como por exemplo acordo(s) /ô/, gosto(s) /ô/ ou sopro(s) /ô/ (pode encontrar mais exemplos na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, p. 184). Essas listas são relativamente extensas e difíceis de memorizar, o que pode estar na origem de dúvidas relativas à pronúncia desses termos.

Na sua Moderna Gramática Portuguesa (p. 124), Evanildo Bechara afirma que se tem recorrido à etimologia latina desses termos e ao paralelismo com a língua espanhola para desfazer hesitações de pronúncia, mas que tal não esclarece todas as dúvidas.

No artigo "Histórias de O", Ernesto d'Andrade faz a revisão de vários estudos desta alternância em português e fornece uma análise mais técnica, com base fonológica, deste fenómeno.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa contém indicações de pronúncia, tanto no singular, quanto no plural dessas palavras.

pub

Palavra do dia

y·oun·gui·a·no y·oun·gui·a·no


(Young, antropónimo + -iano)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo a Arthur Young (1741-1820), economista e agrónomo inglês, ou às suas doutrinas.

2. Relativo a Edward Young (1683-1765), poeta e filósofo inglês, ou à sua escola.

3. Relativo a Thomas Young (1773-1829), médico, físico e egiptólogo inglês, ou às suas teorias.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/auto-indulgente [consultado em 26-09-2021]