Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

atribuição

atribuiçãoatribuição | n. f. | n. f. pl.
derivação fem. sing. de atribuiratribuir
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·tri·bu·i·ção |u-i|a·tri·bu·i·ção |u-i|


nome feminino

1. Acto de atribuir.

2. Encargo.

3. Faculdade (conhecida por meio de investidura ou concessão).

4. Prerrogativa; privilégio.


atribuições
nome feminino plural

5. Esfera de acção.


a·tri·bu·ir |u-í|a·tri·bu·ir |u-í|

- ConjugarConjugar

(latim attribuo, -ere, dar, atribuir, alugar, repartir)
verbo transitivo

1. Conceder atribuição a.

2. Imputar.

3. Referir; conferir.

verbo pronominal

4. Arrogar-se.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "atribuição" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Ainda criou um cargo de Assessor Especial do Governo, cuja atribuição é assessorar diretamente o prefeito entre outras coisas..

Em O VAGALUME

...final da reunião do Conselho de Ministros da última semana de 2021, anunciou a atribuição de um crédito fiscal máximo de 92 milhões de euros a 26 contratos de...

Em Not

Alterar as condições de atribuição de bolsas de ação social para combater as desigualdades Para Alberto

Em BioTerra

, criticou abertamente a FIFA quando foram conhecidas as primeiras suspeitas de corrupção na atribuição deste ao Qatar..

Em O INDEFECTÍVEL

Sete anos depois, Conselho Superior de Magistratura reconhece irregularidades na atribuição da Operação Marquês E José Sócrates aproveita..

Em Aliás
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber como se escreve um valor quebrado de porcentagem por extenso. Pois se 10% eu escrevo "dez por cento", então como eu escreveria 10,30%?
Para escrever por extenso um número inteiro seguido de um valor fraccionário decimal (ex.: 10,30%), poderá referir a vírgula por extenso (ex.: dez vírgula trinta por cento ou dez vírgula três por cento) ou, alternativamente (e esta será uma forma menos usual), utilizar os numerais fraccionários a seguir aos numerais cardinais (ex.: dez e trinta centésimos por cento ou dez e três décimos por cento). Nesta última hipótese, pode ainda ser usado o adjectivo inteiro para melhor distinguir os numerais cardinais dos fraccionários (ex.: dez inteiros e trinta centésimos por cento ou dez inteiros e três décimos por cento) ou ainda utilizar o adjectivo percentual em vez da locução por cento (ex.: dez e trinta centésimos percentuais; dez e três décimos percentuais). Perante as várias possibilidades, é de referir que a opção tomada deverá ser mantida ao longo de um mesmo texto, sempre que referir este tipo de números, por uma questão de coerência textual.



Usabilidade: será uma palavra existente apenas no português do Brasil ou terá também sentido e aplicação no português europeu? A ser "privativo" (passo a expressão) do pt/Br, a que equivalerá no pt/Pt?
A palavra usabilidade, derivada da forma alatinada do adjectivo usável, encontra-se registada em alguns dicionários mais recentes de língua portuguesa e, a avaliar pelas ocorrências em corpora e em motores de pesquisa na Internet, parece tão usual no português de Portugal como no do Brasil.
pub

Palavra do dia

ses·qui·pe·dal ses·qui·pe·dal


(latim sesquipedalis, -e)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem pé e meio de comprido.

2. [Jocoso]   [Jocoso]  Que é muito grande (ex.: ignorância sesquipedal; versos sesquipedais).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/atribui%C3%A7%C3%A3o [consultado em 23-01-2022]