Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

atetose

atetoseatetose | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·te·to·se |ó|a·te·to·se |ó|


(grego áthetos, -on, sem posição ou sem lugar, fora do lugar, inútil)
nome feminino

[Medicina]   [Medicina]  Perturbação nervosa, geralmente devido a uma lesão cerebral, caracterizada por movimentos involuntários contínuos e lentos, em especial dos dedos.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...todas as provas de pista para atletas com deficiências de coordenação (hipertonia, ataxia e atetose )..

Em sapodesportu.sapo.tl

...deficiência motora em consequência de causas neurológicas: Paralisia cerebral ​Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ​Ataxia Atetose

Em educação diferente

...em consequência de causas neurológicas: Paralisia cerebral ​ Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ​ Ataxia Atetose Autismo Traumatismo

Em ed-especial-loule.blogs.sapo.pt

...diminuição de força muscular, distúrbios de integração sensorial, traumatismo crânio-encefálico, acidente vascular encefálico, ataxia, atetose , hipotonia, hipertonia, desordens neurológicas, Autismo, Síndrome de Down, entre outros..

Em lounge.obviousmag.org

...diminuição de força muscular, distúrbios de integração sensorial, traumatismo crânio-encefálico, acidente vascular encefálico, ataxia, atetose , hipotonia, hipertonia, desordens neurológicas, Autismo, Síndrome de Down, entre outros..

Em lounge.obviousmag.org
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se pode classificar gramaticalmente a frase assentar como uma luva?
A expressão idiomática assentar como uma luva pode ser classificada como uma locução verbal, pois sintacticamente o seu comportamento é equivalente ao de um verbo.



A dúvida que tenho é relativa à palavra entreter: diz-se entretive-me ou entreti-me? Entreteu-se ou Entreteve-se?
O verbo entreter conjuga-se como o verbo ter, com a particularidade de se grafar com acento agudo na segunda e terceira pessoas do presente do indicativo (entreténs, entretém). Esta particularidade é comum a todos os outros verbos derivados de ter ou do verbo latino tenere (são os casos, por exemplo, de abster, conter, deter, entreter, manter, obter, reter ou suster). Sendo assim, as formas verbais correctas são entretive-me e entreteve-se.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas de conjugação seguindo a hiperligação para o verbo entreter no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e clicando em seguida na opção Conjugar que se encontra imediatamente acima da definição do verbo.

pub

Palavra do dia

neu·ro·ti·cis·mo neu·ro·ti·cis·mo


(neurótico + -ismo)
nome masculino

[Psicologia]   [Psicologia]  Tendência para comportamentos neuróticos (ex.: escala de neuroticismo).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/atetose [consultado em 18-10-2021]