Significado de assoava-se-nos

    A forma assoava-se-nospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de assoarassoar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de assoarassoar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    assoarassoar
    ( as·so·ar

    as·so·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Limpar o nariz das mucosidades.

    verbo pronominal

    2. Limpar-se do muco nasal apertando as narinas e fazendo sair com força o ar pelas fossas nasais.

    etimologiaOrigem:latim assono, -are, soar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: assuar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "assoava-se-nos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    assuada | n. f.

    Ajuntamento de pessoas para provocarem desordem ou delitos....


    lenço | n. m.

    Peça quadrada de tecido ou de papel com que se assoa o nariz ou limpa o suor do rosto, das mãos....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "assoava-se-nos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Qual o substantivo da família de estancar? No dicionário surge estancamento, no entanto encontro vários textos técnicos que referem estanqueidade. E estanquicidade, é a mesma coisa?


      Encontrei uma resposta que passo a transcrever "Na frase Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante existe uma locução (aquele grupo de jovens) que corresponde a um sujeito da oração subordinada (quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante) com uma estrutura complexa. Nesta locução, o núcleo do sintagma é grupo, e é com este substantivo que deve concordar o verbo encontrar. Desta forma, a frase correcta seria Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontrou perto do restaurante."
      Sendo que a frase em questão foi retirada do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa, e a frase completa é "Já passava das duas quando aquele grupo de jovens se encontraram perto da discoteca, aonde o Diogo os aguardava". Segundo a vossa resposta, dever-se-ia ter escrito "(...) aquele grupo de jovens se encontrou (...)". Mas se assim for, também seria de considerar "aonde o Diogo os aguardava", pois se consideramos que o sujeito é singular, não faz sentido dizer "os aguardava", mas sim "o aguardava". No entanto, não podemos considerar que existe concordância atractiva em que "deixamos o verbo no singular quando queremos destacar o conjunto como uma unidade. Levamos o verbo ao plural para evidenciarmos os vários elementos que compõem o todo." (Gramática do Português Contemporâneo Cunha/Cintra)? Agradeço elucidação se mantêm a vossa opinião, tendo a frase completa. Já agora, na frase utiliza-se "aonde Diogo os esperava". Não deveria ser "onde"?