PT
BR
Pesquisar
Definições



arrepanhara

Será que queria dizer arrepanhará?

A forma arrepanharapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de arrepanhararrepanhar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de arrepanhararrepanhar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
arrepanhararrepanhar
( ar·re·pa·nhar

ar·re·pa·nhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Apanhar ou erguer (enrugando ou amarrotando).

2. Agafanhar.

3. Apanhar, guardar (para poupar).

4. Roubar, arrebatar.

arrepanharaarrepanhara

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Tenho visto e utilizado com frequência a palavra contratualização; no entanto, não sei se a mesma realmente existe em português ou se provém de outra língua qualquer.
O substantivo contratualização é uma derivação do verbo contratualizar. Estas duas palavras seguem as regras de boa formação na língua portuguesa, pois a palavra contratualizar é formada com adjunção do sufixo -izar ao adjectivo contratual, formando um verbo com o significado aproximado de “dar carácter contratual” ou “estabelecer de forma contratual”. A palavra contratualização corresponde, por sua vez, à adjunção do sufixo -ção ao verbo, designando o “acto ou efeito de contratualizar”. Ambas as palavras usam dois sufixos (-izar e -ção) de alta produtividade em português na formação de neologismos (seguem o mesmo paradigma, por exemplo, dos pares actualizar/actualização, conceptualizar/conceptualização, visualizar/visualização) e uma pesquisa em corpora e motores de busca na internet evidencia o seu uso muito divulgado.