PT
BR
Pesquisar
Definições



aprendiza

A forma aprendizapode ser [feminino singular de aprendizaprendiz] ou [nome].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
aprendizaaprendiza
aprendiza


nome

(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)
aprendizaprendiz
( a·pren·diz

a·pren·diz

)


nome masculino

1. O que aprende ofício ou arte.

2. Aquele que está a aprender alguma coisa. = NOVATO, PRINCIPIANTE

3. O que sabe pouco ou tem pouca experiência de alguma coisa. = NOVATO, PRINCIPIANTECONHECEDOR, ENTENDIDO, EXPERIENTE, PERITO

4. [Maçonaria] [Maçonaria] Primeiro grau maçónico.

5. [Maçonaria] [Maçonaria] Pessoa que tem esse grau.

vistoFeminino: aprendiza.
iconFeminino: aprendiza.
Ver também resposta à dúvida: aprendiz / aprendiza.

Auxiliares de tradução

Traduzir "aprendiza" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).



Elencar: Ultimamente, na empresa onde trabalho, tenho visto este verbo a ser usado, quer na forma escrita, quer na forma oral. Sinceramente duvido da sua existência, assim como desconheço o seu significado, e quando pergunto o mesmo a quem profere ou escreve esta palavra, dizem-me que provém do substantivo "elenco". Podem, por favor, comentar?
O verbo elencar surge atestado em vocabulários e em dicionários gerais de língua. Trata-se de um neologismo que se encontra bem formado, pois deriva do substantivo elenco, pela aposição regular (e altamente produtiva em português) do sufixo -ar, tendo o significado de "colocar em elenco ou numa lista", podendo ter como sinónimos os verbos catalogar, enumerar ou listar.