PT
BR
Pesquisar
Definições



anoje

A forma anojepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de anojaranojar], [terceira pessoa singular do imperativo de anojaranojar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de anojaranojar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
anojaranojar
( a·no·jar

a·no·jar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Causar nojo.

2. Cansar, molestar, desgostar.

3. Impedir.

4. Empecer.


verbo pronominal

5. Tomar luto.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Uma vez, conversando com uma pessoa que eu não conheço na Internet, ele me disse a seguinte frase: "... não faça pré-concepções prematuras". Ele quis dizer para eu não criar uma imagem dele sem conhecê-lo. Achei isso um pleonasmo. Ele disse que não, pois indica que eu fiz uma concepção antecipada e fora do tempo. Mesmo sendo estranho a pronúncia ele estava certo?
Uma pré-concepção (ou preconceito) é um conceito criado previamente ou sem fazer um exame. No entanto, isto não quer dizer que seja necessariamente prematuro, pois este adjectivo indica que foi feito antes do tempo próprio (se se entender que pode haver um tempo próprio para fazer preconcepções). Apesar de a expressão "preconcepção prematura" poder parecer pleonástica, não o é necessariamente.



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.