PT
BR
    Definições



    algarismo arábico

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    algarismoalgarismo
    ( al·ga·ris·mo

    al·ga·ris·mo

    )


    nome masculino

    1. [Matemática] [Matemática] Cada um dos sinais usados para representação gráfica de um número.


    algarismo árabe

    [Matemática] [Matemática]  Cada um dos 10 sinais do sistema decimal de numeração: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9, que correspondem, respectivamente, a zero, um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito e nove.

    algarismo arábico

    [Matemática] [Matemática]  O mesmo que algarismo árabe.

    algarismo romano

    [Matemática] [Matemática]  Cada um dos 7 sinais do sistema de numeração romano, composto pelas combinações de 7 letras do alfabeto latino (geralmente maiúsculas): I, V, X, L, C, D e M, que correspondem, respectivamente, a 1, 5, 10, 50, 100, 500 e 1000.

    etimologiaOrigem: latim medieval algorismus ou algorithmus, do árabe al-Huuarizmi, antropónimo [matemático árabe do século IX].

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de algarismoSignificado de algarismo

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "algarismo arábico" para: Espanhol Francês Inglês


    Dúvidas linguísticas


    Gostaria de saber a etimologia e significado da palavra Fontoura, que, ao que sei, para além de nome é igualmente uma localidade nas Astúrias. E ainda a etimologia de Gouveia, igualmente nome próprio e localidade.


    Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda. Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia. Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral? Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences. Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.