Significado de alarvaram-no-la

    A forma alarvaram-no-lapode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de alarvaralarvar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de alarvaralarvar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    alarvaralarvar
    ( a·lar·var

    a·lar·var

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Comer muito, geralmente de modo sôfrego (ex.: alarvar pipocas; fomos alarvar a casa de uns amigos; alarvar-se com chocolate). = ENFARDAR

    etimologiaOrigem:alarve + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "alarvaram-no-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    alarvado | adj.

    Que tem modos de alarve....


    alarvidade | n. f.

    Qualidade do que é alarve....


    alarvada | n. f.

    Ação ou palavra de alarve....


    alarvaria | n. f.

    Ato, dito ou comportamento típico de alarve....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "alarvaram-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      Será que me podem elucidar como vai ficar a designação bilião (milhãoXmilhão=1 000 000 000 000), depois do acordo ortográfico? No Brasil, de momento, bilião é 1 000 000 000.