Significado de aferroar-se-lhos

    A forma aferroar-se-lhospode ser [infinitivo de aferroaraferroar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de aferroaraferroar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de aferroaraferroar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de aferroaraferroar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de aferroaraferroar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    aferroaraferroar
    ( a·fer·ro·ar

    a·fer·ro·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Picar com ferrão.

    2. Aguilhoar, estimular.

    verbo pronominal

    3. Enraivecer-se, desesperar-se.

    etimologiaOrigem:a- + ferrão + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    aferroador | adj. n. m.

    Que ou aquele que aferroa....


    aferroar | v. tr. | v. pron.

    Picar com ferrão....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "aferroar-se-lhos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se escrever ou dizer o termo deve de ser é correcto? Eu penso que não é correcto, uma vez que neste caso deverá dizer-se ou escrever deverá ser... Vejo muitas pessoas a usarem este tipo de linguagem no seu dia-a-dia e penso que isto seja uma espécie de calão, mas já com grande influência no vocabulário dos portugueses em geral.


      Utilizo com frequência a expressão aqui à beira ou à beira de. Por vezes corrigem-me dizendo que esta forma não é correcta e que deveria utilizar perto de, junto a, ao pé de, etc. Para mim sempre foram sinónimos, mas gostaria de saber se há algum fundamento para essas correcções.