PT
BR
Pesquisar
Definições



aferremos

A forma aferremospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de aferraraferrar] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de aferraraferrar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
aferraraferrar
( a·fer·rar

a·fer·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Prender com ferro.

2. [Figurado] [Figurado] Agarrar, prender, empolgar.


verbo intransitivo

3. Abordar (arpoando).


verbo pronominal

4. Agarrar-se; apegar-se.

5. Teimar, obstinar-se.

etimologiaOrigem etimológica: a- + ferro + -ar.
aferremosaferremos


Dúvidas linguísticas



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.