PT
BR
Pesquisar
Definições



acurvara

A forma acurvarapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de acurvaracurvar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de acurvaracurvar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
acurvaracurvar
( a·cur·var

a·cur·var

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Fazer curvar ou tornar-se curvo. = ARQUEAR, CURVAR, DOBRAR, ENCURVAR, VERGARDESCURVAR, DESENCURVAR, ENDIREITAR

2. [Figurado] [Figurado] Impor ou sofrer derrota. = ABATER, HUMILHAR


verbo intransitivo

3. [Figurado] [Figurado] Dar-se por vencido ou dominado. = CEDER, SUBMETER, SUCUMBIR

etimologiaOrigem etimológica:a- + curvo + -ar.
acurvaraacurvara

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Descomentar: no FLiP existe a conjugação do verbo mas pelo que pesquisei na net e dicionários esta palavra não existe em Português. Penso que só é usada em termos informáticos e no Brasil. Qual será o seu significado?
O verbo descomentar não se encontra registado em nenhum dicionário de língua portuguesa à nossa disposição, mas uma pesquisa na Internet revela que é usado tanto em sites portugueses como em sites brasileiros. Nenhum dicionário consegue registar exaustivamente o léxico de uma língua, nomeadamente no que diz respeito a neologismos, dada a grande produtividade da língua, especialmente pela aposição de afixos a palavras já existentes. A palavra encontra-se bem formada, resultando da aposição do prefixo des- ao verbo comentar, e significa “retirar o carácter de comentário a” (ex.: o programador descomentou algumas linhas do código do programa).



Tenho visto e utilizado com frequência a palavra contratualização; no entanto, não sei se a mesma realmente existe em português ou se provém de outra língua qualquer.
O substantivo contratualização é uma derivação do verbo contratualizar. Estas duas palavras seguem as regras de boa formação na língua portuguesa, pois a palavra contratualizar é formada com adjunção do sufixo -izar ao adjectivo contratual, formando um verbo com o significado aproximado de “dar carácter contratual” ou “estabelecer de forma contratual”. A palavra contratualização corresponde, por sua vez, à adjunção do sufixo -ção ao verbo, designando o “acto ou efeito de contratualizar”. Ambas as palavras usam dois sufixos (-izar e -ção) de alta produtividade em português na formação de neologismos (seguem o mesmo paradigma, por exemplo, dos pares actualizar/actualização, conceptualizar/conceptualização, visualizar/visualização) e uma pesquisa em corpora e motores de busca na internet evidencia o seu uso muito divulgado.